O que rola por aí: Descriminalização da Maconha

Hoje eu trouxe um tema bastante polêmico e que pode nos ajudar no ENEM, concursos, etc... Espero que gostem! :D

Sourtjlegahsa_large


A descriminalização da maconha é um tema que incomoda há muito tempo e, cada vez mais, vem ganhando força na sociedade. Praticamente todos os países do mundo possuem alguma lei de proibição do uso, posse, venda ou cultivo da cannabis. Já os produtos produzidos com  esse material são legalizados em muitos países. Diante disso, muitas organizações já utilizam a cannabis para fins medicinais, e outras tentam a sua liberação para uso comum.
Muitos acreditam que os efeitos negativos da maconha superam os seus efeitos positivos, mas muitos de efeitos nocivos permanecem inconclusivos. Por essa razão, algumas pessoas pedem para que ela seja legalizada a fim de ser utilizada como medicamento no tratamento de algumas doenças, como câncer e AIDS, combatendo as náuseas e estimulando o apetite, glaucoma, aliviando a pressão ocular, epilepsia, evitando as convulsões, etc.
Acredita-se que, infelizmente, o Brasil não teria suporte para aderir ao caso, já que seus cidadãos são vistos com pessoas de mente fechada, que ao falar do assunto, logo o relacionam ao fumo. Nossa sociedade, foi acostumada a ver o uso de drogas como ilegal e imoral. No entanto, vale lembrar que essa é uma prática comum desde os primórdios da humanidade, e que sua produção e consumo só passou a ser proibido, no início do século XX. No entanto, a proibição fechou as portas do Estado para os dependentes químicos. Assim, o Estado perde o controle estatístico sobre consumo e produção, e estes passam a ser feitos na ilegalidade. 
Seria correto pensar que com a descriminalização da maconha, o tráfico de drogas diminuiria bastante. Mas cabe salientar, que caso isto venha à acontecer, os crimes em torno da substância poderiam ser simplemente enquadrados em outros tipos penais, como aconteceu com o cigarro, uma mercadoria cuja comercialização é legal, entretanto vem a ser uma das mais contrabandeadas e falsificadas do mundo, gerando enormes lucros para diversas organizações criminosas.
É importante ter a consciência de que a liberação da maconha não implicará necessariamente em desordem. Afinal, esse processo deverá vir acompanhado de uma mudança legislativa e um programa de redução de danos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que é membro da Comissão Latino-americana de Drogas e Democracia, apoia a descriminalização da posse de pequenas quantidades para uso pessoal da maconha e afirma que a repressão como é feita resulta num aumento de violência e consumo. Mesmo assim, defende que devem-se criar mecanismos que desestimulem o uso das drogas.
Assim como é fornecido apoio psicológico e social para dependentes de bebidas alcoólicas e cigarros, uma vez liberada a maconha, o Estado deverá, também, oferecer esse atendimento aos que precisam. Com isso, podemos perceber que a descriminalização dará ao Estado uma ampla visão do uso de drogas e a política de redução de danos deve dá assistência aos drogadictos. Já que proibir é mascarar o problema, fingindo que ele está solucionado.

Um comentário: