O que rola por aí: Sociedade do Consumo


3400_a199_large

Contemplamos uma sociedade que vive em grande contradição social. Ao olharmos para um lado, notamos uma classe dominante rica, proprietária de indústrias, de médias e grandes empresas e de muitos latifúndios (ou terras), privilegiados por terem acesso a uma boa educação básica e profissional com uma boa qualidade de vida. Do outro lado as classes baixas, compostas por pessoas que sustentam com o seu trabalho as classes mais altas e que não tiveram as mesmas oportunidades por não terem um poder de consumo necessário para conseguirem uma "boa" vida, e ainda não podem ter acesso a educação de qualidade porque a educação pública está para todos, mas não  é a mesma educação de qualidade que só colégios para burgueses podem ter. 
O consumo entra para fazer separação entre quem tem capital para consumir o que a sociedade nos impõe e quem só pode assistir a esse desenvolvimento particular. O consumismo é uma prática exaustivamente difundida pelos meios de comunicação para  população através da publicidade, com essa visão podemos notar a influência da mídia, ou publicidade, que está sempre nos dizendo que somos infelizes por não ter tal produto, que somos feios por não lavar o cabelo com tal shampoo e que principalmente estamos fora de moda, por não ter uma roupa de certa marca ou um sapato de tal estilo. Isso acaba nos influenciando na prática do consumo desnecessário, na medida em que, produzindo-os em massa, dá às pessoas a impressão de possuírem as boas mercadorias e de atingirem, por intermédio delas, o reino da felicidade.
A população manipulada consome coisas que são apenas para sustentarem sua aparência, são produtos desnecessários, ou muitas vezes necessários, mas só porque são de marca, o seu valor comercial se altera, estes são chamados de bens oligárquicos, que deriva de uma ideologia neoliberal que constantemente nos massacra pela publicidade, que diz: o que importa não é o progresso, mas o mercado; não é a qualidade do produto, mas seu alcance publicitário; não é o valor de uso de uma mercadoria, mas o fetiche que a reveste. Um exemplo disso é : se você chegar em um lugar com uma Ferrari e outra pessoa chegar com um carro simples, será que seremos encarados do mesmo modo pela maioria das pessoas? Tudo isso é fruto de uma ideologia historicamente construída a fim de circular e incentivar o Capital financeiro e a mídia, de um modo geral, propaga esse consumismo para a população, alienando-os do que realmente importa que é a felicidade e o bem estar do coletivo, porque este sistema traz com ele também o principio de que todo o desfrute, o prazer e a felicidade podem ser obtido por individuo separadamente, sem a necessidade de outra pessoa?
"A felicidade não se compra", talvez a população esteja esquecendo deste conceito, devido ao produto de forças ideológicas, capitalistas, que fazem questão de apagarem essa verdade e de venderem a felicidade, que por essa lógica, só as pessoas que produzem capital podem possuir. Essa ideia de venda da felicidade está ligada ao incentivo das pessoas a trabalharem cada vez mais para poder, por meio deste, conseguirem dinheiro para poder assim consumir e serem felizes. Quantas vezes não vimos ou ouvimos através da mídia que a felicidade de uma família (idealizada) está em ir ao shopping fazerem compras e mais compras, irem ao cinema e etc? 
Outro problema que está intrínseco ao consumismo pregado pelo neoliberalismo é a violência urbana generalizada. As pessoas que absorvem essas idéias divulgadas pela mídia se sentem excluídas e marginalizadas, causando assim um ódio contra a sociedade que a isenta desse processo de desenvolvimento.Notaremos um fato social que exemplifica a reação de grupos excluído à sociedade: as favelas que encontramos em várias cidades e capitais brasileiras, é produto de uma falta de políticas públicas capazes de fornecerem espaços de qualidade a toda a população, pois as melhores áreas para se habitar estão sobre domínio de administrações privadas, porém vou falar mais da influência do consumismo na violência do que a má distribuição socioespacial brasileira. 
As pessoas que não tem acesso ao capital financeiro, por motivos de falta de preparo profissional devido á má educação que recebem nos colégios, ou ainda por não terem nem acesso a ela, procuram o mercado informal para conseguirem sua subsistência. Algumas dessas pessoas cansam de serem "massacradas pela publicidade" e procuram meios mais "rápidos" e perigosos, de conseguirem dinheiro e consequentemente a felicidade induzida pala lógicos consumista, sendo muitas vezes o caso dessas pessoas praticarem esses crimes para sustentarem suas famílias. Imaginem você nessa situação: nove irmãos pequenos, sem preparo profissional para o mercado, sentindo-se rejeitado pela sociedade e seus aparatos públicos, sem pai e mãe desemprega, vendo uma proposta de vender drogas com proteção de traficantes, o que você faria sinceramente? Essa é a triste realidade de milhões de jovens brasileiros, que são iludidos pela mídia e não conseguem ver outro modo de alcançar a felicidade consumista. 

5 comentários:

  1. Falou bonito, infelizmente e isso mesmo que acontece, somo o que temos na nossa sociedade. Nao somos pessoas, somos coisas. Todos definem todos pelo status, o dinheiro. Acho uma vergonha o Brasil, que se diz o pais do futuro, nao dar moradia e educação decente para sua população, afinal, a única pretensão da elite e controlar as massas com a mídia, estão pouco se lixando para as suas reais necessidades.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. é isso mesmo, Flávia! O mais tenso é que muitas pessoas se deixam influenciar pela mídia, e depois ficam perguntando pq o Brasil é desse jeito!
    A galera precisa se conscientizar, e rápido! (y

    ResponderExcluir
  3. que texto maravilhoso amigaa! é a grande verdade, hoje em dia, encontramos cada vez mais jovens alienados, sem a menor ideia de que a felicidade é literalmente grátis: abraços, amigos, amor, família <3

    ResponderExcluir
  4. O planeta sofre, as pessoas passam fome...
    Add e curti meu blog
    bonequinhadepixe.blogspot.com
    Dá uma espiada na loja
    bonequinhadepixe.tanlup.com
    Beijocas

    ResponderExcluir
  5. Nossa, falou muito além da verdade ^^
    Fiquei impressionada com o jeito que escreveu. Falou muito e falou bonito! haha
    Dinheiro não compra felicidade, que sequer deveríamos vender a nossa. Conquistá-la seria o melhor!
    Ah se todos pensassem como você, o mundo seria melhor *-*
    Adorei =D
    Beijinhos
    http://ins--piracoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir