Efeito Rapunzel

Podem falar o que quiserem sobre cabelos curtos estarem na moda, acho lindo, mas infelizmente não combina comigo :/ Não sei vocês, mas eu sempre achei que meu cabelo demora séculos para crescer! Por isso que não simpatizo muito com tesouras, mas sabemos que são necessárias... Pois é, como dizem: "Há males que vem para o bem!" Mas como não me conformo com essa ladainha, separei algumas dicas para você que assim como eu, está infeliz com o pouco crescimento do seu cabelo.

416240_117794258356458_100003776535813_86675_988661567_o_large

A média normal de crescimento dos fios é um centímetro por mês. Quando o seu cabelo não está crescendo perto dessa média, o problema normalmente  está relacionado a três fatores: descontrole da glândula sebácea, alterações metabólicas e problemas de circulação sanguínea. Como o cabelo cresce a partir do couro cabeludo (bulbo capilar), qualquer agente externo que prejudique sua saúde também impede o crescimento.


1 - Visite já um especialista
Um centímetro ao mês pode parecer muito pouco para suas madeixas, mas não é! Bastam elas pararem de crescer que você logo identifica. Caso isto aconteça, é imprescindível que procure ajuda de um terapeuta capilar ou um tricologista, especialistas em fios.

2 - Ative sua circulação sanguínea

A má circulação sanguínea é o principal fator que impede o crescimento dos fios. Por isso, trate de dar sangue à sua cabeça! A medula capilar é como se fosse uma espécie de estradinha que leva todas as vitaminas, aminoácidos e minerais - responsáveis pelo crescimento - para o córtex (fio capilar). Ativando a circulação sangüínea e, conseqüentemente, o couro cabeludo, você garantirá que o fio receba todos os nutrientes necessários.
Uma ótima dica para ativar diariamente a circulação sanguínea é massagear o couro cabeludo na hora da lavagem durante alguns minutos (Sempre com os dedos, nunca com as unhas). Outra boa opção é virar a cabeça para baixo e passar a escova ou os dedos. Esta posição faz com que o sangue flua com mais facilidade. E não esqueça de beber muita água e da atividade física. O exercício físico faz com que o coração bombeie sangue mais rápido. Resultado: os aminoácidos, vitaminas e nutrientes chegam mais facilmente ao cabelo. Mas fique atenta, pois se você tiver obstrução de alguma veia, ela deverá ser tratada, ou nenhuma destas dicas valerá.



3 - Minimize seus vícios
Se você tem um couro cabeludo sadio, nada interferirá no crescimento do seu cabelo. Além de tomar muito cuidado com o seu organismo, é imprescindível abolir alguns hábitos que podem comprometer a saúde dos seus fios.
- Não tome banho com água quente - a água pelando estimula a produção das glândulas sebáceas.

- Evite dormir com os cabelos molhados - isso abafa o couro cabeludo, aumentando a oleosidade.

- Retire os excessos de produtos - o ideal é passar o xampu, retirar bem e, depois, aplicar o condicionador apenas no comprimento. Os finalizadores que ficam no cabelo devem passar longe da raiz.



4 - Vitamine-se por dentro e por fora
Sabe aquela velha história de que quem tem uma alimentação saudável tem cabelos mais bonitos? Ela é a pura verdade! E tem mais: uma dieta rica também ajuda no crescimento. Quanto mais vitaminas - por dentro e por fora - melhor.

Cuide da sua saúde e capriche na alimentação, sempre rica em vitaminas. Você também deve utilizar produtos tópicos - por exemplo, os à base de Jaborandi, Ginkgo Biloba, Cafeína e Uréia, que são estimulantes sangüíneos. Cremes com alecrim ajudam a controlar a oleosidade e o princípio ativo Capscum (geralmente encontrado na pimenta) é um ativo vasodilatador que melhora a circulação sangüínea. "Não adianta lavar a cabeça com café ou tomá-lo para atingir o mesmo objetivo. A cafeína que vem do café solúvel não é uma substância otimizada para o cabelo".


5 - Deixe seu couro cabeludo respirar
A oleosidade do couro cabeludo é um veneno - cria fungos que acabam com as madeixas e impede o fio de crescer. O excesso de oleosidade age como se fosse uma camada protetora, impedindo os aminoácidos de chegarem à raiz do cabelo. "Abafando o couro cabeludo, você também favorece o surgimento de um fungo, chamado de pityrosporum ovale que descamará o tecido do couro cabeludo, impedindo que o fio capilar saia. Ocorre uma espécie de entupimento dos poros", explica a terapeuta capilar Sheilla Bellotti. Então, fique longe de tudo que aqueça seu couro cabeludo ou abafe-o.


E aí, gatinhas? Alguém mais também tem problemas com o comprimento dos cabelos?

4 comentários:

  1. Sou outra que gostaria de cortar, mas acha que cabelos curtos nao iriam combinar comigo! Dicas muito boas parabéns!

    Obrigada pelo comentário deixado no meu blog.

    Beijos, Flavia.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O meu cabelo cresce muito rápido e eu gosto das minhas madeixas grandes, então, é ótimo.
    Amei o post.
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  3. eu nem cuido do meu direito =3
    me sinto culpada.
    mas, estou querendo cortar

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir